LAZER
 
InícioCalendárioiniçioGaleriaFAQBuscarMembrosRegistrar-seGruposConectar-se

Compartilhe | 
 

 PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
avatar

Masculino Número de Mensagens : 3043
Idade : 48
Localização : RAPOSA-ALMEIRIM
Reputação : 6
Pontos : 2608
Data de inscrição : 25/11/2007

MensagemAssunto: PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO    Seg Abr 15, 2013 8:06 pm



Uma espécie introduzida ou exótica é uma espécie que vive fora da sua área de distribuição nativa, que tenha sido acidental ou intencionalmente para aí levada pela actividade humana, podendo ou não ser prejudicial para o ecossistema em que é introduzida. Algumas espécies danificam o ecossistema em que são introduzidas, enquanto outras podem afectar negativamente a agricultura e outros recursos naturais aproveitados pelo Homem, ou afectar a sua saúde e a de outros animais. Uma espécie introduzida que produz alterações importantes na composição, estrutura e processos do ecossistema em que foi introduzida, pondo em risco a diversidade biológica nativa, é chamada de espécie invasora. As invasões biológicas são a segunda maior causa de perda de biodiversidade à escala global.

O estabelecimento de uma espécie invasora passa pelas seguintes etapa: é introduzida por acção humana, propositada, ou acidentalmente, numa determinada região ou localização onde antes não ocorria naturalmente (ou seja, não é nativa); estabelece uma população reprodutora nesse local, sem mais intervenção humana; torna-se uma praga nessa nova localização, ameaçando a biodiversidade local.

As introduções intencionais são ilegais, quando visam apenas o interesse privado, mas também podem ser legítimas, se procuram beneficiar a população. Algumas vezes, a introdução das espécies no ecossistema pode ser imperceptível para as pessoas, pois a espécie introduzida passa a ser vista como espécie nativa.

No mundo actual, essa introdução tem sido muito facilitada, tendo como consequência a homogeneização das espécies por todo o globo, sendo um dos motivos da perda de biodiversidade do planeta e de grande preocupação entre os biólogos.

As espécies invasoras de peixes em Portugal são as seguintes: + Gambusia holbrooki – Gambúsia; + Lepomis gibbosus - Perca-sol; + Carassius auratus – Pimpão; Cichlasoma facetum – Chanchito; + Cyprinus carpio – Carpa; Esox lucius – Lúcio; Fundulus heteroclitus – Fúndulo; + Micropterus salmoides – Achigã.

As espécies assinaladas com uma cruz (+) têm estatuto legal de invasoras (Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de Dezembro), sendo as restantes consideradas invasoras por investigadores em Portugal.

Pelos vistos, não só a lista se encontra, actualmente, incompleta, como a legislação que determina períodos de “defeso”, para algumas destas espécies, está completamente desenquadrado da problemática acima referida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://silviopenedo.livreforum.com
 
PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Kartódromo Cabo do Mundo - Corrida Karting / Track Day de PCX - Domingo 10 Junho
» A volta ao Mundo do Gustavo Cieslar
» Kit Car Portugal
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...
» Logo da bandeira de Portugal

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
TEAM KATX CARPFISHING  :: NOTICIAS DA PESCA-
Ir para: